TERRA SANTA, UMA EXPERIÊNCIA DE FÉ
LUGARES SANTOS
Israel ... a Terra da Bíblia ... a Terra da Fé ... reverenciada durante toda a história. Para uma pessoa de fé, cujas crenças encontram-se enraizadas na Sagrada Escritura, não existe lugar no mundo igual a Terra Santa, para um Cavaleiro ou Dama da Ordem do Santo Sepulcro esta experiência de Fé tem um sentido ainda mais sublime.
Nesta estreita faixa de terra encontram-se as origens da crença religiosa de grande parte da humanidade, e da história da Ordem. Na Terra Santa, entre colinas áridas e as planícies férteis, o espirito do homem aprendeu a voar; daqui saiu uma nova mensagem para o mundo inteiro: “... e muitos povos virão e dirão: ‘Vinde, subamos à montanha do Senhor, à casa do Deus de Jacó, que Ele nos ensinará os seus caminhos, e andaremos pelas Suas veredas”. Porque de Sião sairá a lei, e a palavra do Senhor de Jerusalém”. (Isaias 2,3).
Os registros históricos da Terra Santa remontam mais de cinco mil anos, testemunhando o fato de que essa região nunca foi um lugar tranquilo. Tal como está localizada, abrangendo a divisa entre a África e a Ásia, a área quase sempre foi um campo de batalha. Durante a época do domínio Romano no Oriente Médio, cerca de mais de 2 mil anos atrás, ocorreu um evento que moldaria a história da humanidade para sempre. Esse importante evento foi o nascimento de Jesus. Nascido no lar do Carpinteiro José e sua esposa Maria, Jesus veio ao mundo serenamente. Os Evangelhos do Novo Testamento nos narram que Maria deu à luz a Jesus em Belém, envolveu-o em pano e “deitou-o numa manjedoura; porque não havia lugar para eles na hospedaria”. (Lucas 2,7). Jesus se tornou adulto em Nazaré; viveu e pregou entre as pessoas na Galileia, Samaria, Judeia e Jerusalém, ganhando reconhecimento como profeta e realizador de milagres. Sua vida e ensinamentos afetaram milhões de pessoas em todo mundo, mudando o curso da história. Em nenhum outro lugar da terra os acontecimentos da vida de Jesus ganham vida como em Israel, a Terra Santa, onde eles originalmente ocorreram.
Por mais de 2 mil anos, visitantes e cristãos do mundo inteiro vieram em peregrinação à Terra Santa, a terra da sua herança espiritual.
O Novo Testamento nos conta a história das frequentes visitas de Jesus a Jerusalém, incluindo a última semana que se iniciou com a triunfal entrada, que chamamos de Domingo de Ramos, a Crucificação da Sexta-feira Santa e a Ressurreição do Santo Sepulcro, que chamamos de Páscoa e Domingo da Ressurreição.
Foi em Jerusalém, no Monte Sião, que Jesus e os discípulos realizaram a Última Ceia. No Getsêmani, aos pés do Monte das Oliveiras, Jesus orou à noite antes de ser preso pelos romanos. Jesus foi julgado em Jerusalém por Pôncio Pilatos e condenado a morrer na cruz, a forma de execução romana. Jesus foi sepultado no local chamado hoje de Santo Sepulcro, às pressas, antes do início do Sabá (dia de descanso). Quando as mulheres voltaram ao Sepulcro depois do Sabá descobriram que ele estava vazio (Mateus 28,1; Lucas 24, 1-10); e foi 40 dias depois que do Monte das Oliveiras, acredita-se que Jesus subiu ao céu, como narrado por Marcos 16, 19 e Lucas 24, 51. Além dos locais relacionados com a vida de Jesus, em Jerusalém também existem locais sagrados relacionados à vida de Maria e dos outros membros da Igreja antiga.
Constantino era cristão e ordenou que sobre esse sepulcro fosse edificada uma monumental Basílica para simbolizar a glória do Cristianismo, a nova religião que, liberada, floresceu no Império Romano. Construída por volta do ano 335, foi denominada Basílica do Santo Sepulcro. Em torno dela surgiu o embrião da Ordem do Santo Sepulcro, formado pelos peregrinos cristãos que buscavam aquele lugar sagrado e pelos monges que o protegiam e preservavam dos constantes ataques e invasões dos muçulmanos.
A TRILHA DO EVAGELHO, DE NAZARÉ A CARFANAUM
Lista geográfica dos locais bíblicos e históricos relacionados à vida e ao ministério de Jesus, bem como a história do cristianismo na Terra Santa, incluindo outros locais de interesse para o visitante cristão:
A cidade está localizada em um platô na extremidade norte do Vale Jzereel. Foi nesta cidade que Jesus passou sua infância, morando com José e Maria. (Lucas 1, 26-38). Atualmente as visitas se concentram normalmente na Basílica da Anunciação – consagrada pelo Papa Paulo VI em 1964 em memória da Anunciação do Nascimento de Jesus, que foi feita pelo anjo Gabriel à Virgem Maria (Lucas 1, 26-38), ao poço de Maria e a carpintaria de José.
Traduzida como ‘Casa do Pão’ foi o local onde nasceu o Rei David e o local da sua unção por Samuel (1 Samuel 16, 1-13). É o local do nascimento de Jesus de Nazaré (Lucas 2, 4-7) Logo ao sul de Belém se encontram as Piscinas de Salomão, que tem fornecido água a Jerusalém por 3 milênios.
A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém está sob a alta proteção da Santa Sé, e tem caráter internacional, com sede própria em Jerusalém junto ao Patriarcado Latino e, em Roma, em prédio próprio, situado à Via Della Conciliazzione, 37 – Vaticano.
fale conosco
+55 21 4101-9758
© 2018 OESSJ/RJ - Todos os direitos reservados
OESSJ/RJ