Estrutura e Símbolos

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém- OESSJ - pode ser definida como a única instituição leiga da Santa Sé encarregada de suprir as necessidades do Patriarcado Latino de Jerusalém e de sustentar a atividade e as iniciativas em favor da presença cristã na Terra Santa. O Patriarcado tem, portanto, como principal fonte de contribuição institucional, as ofertas feitas pelos membros da Ordem.

A Ordem, pela sua natureza e pelas suas finalidades estritamente religiosas e caritativas, é estranha a qualquer movimento ou manifestação de carácter político. Os membros da Ordem não podem tomar parte em atividades de entidades, organizações e associações, cujas características, fins e programas estejam em contraste com a doutrina e os ensinamentos da Igreja Católica, ou pertencer a pretensas Ordens e Instituições de carácter cavaleiresco, não reconhecidas pela Santa Sé ou não outorgadas por Estados Soberanos.

Assim, a Ordem tem os seguintes objetivos:

- Reforçar nos seus membros a prática de uma vida cristã, em absoluta fidelidade ao Sumo Pontífice e segundo os ensinamentos da Igreja, observando os princípios da caridade dos quais a Ordem é um meio fundamental de ajuda à Terra Santa;

- Sustentar e ajudar as obras e as instituições caritativas, culturais e sociais da Igreja Católica na Terra Santa, em particular as do e no Patriarcado Latino de Jerusalém, com o qual a Ordem mantém tradicionalmente ligações;

- Apoiar a preservação e a propagação da Fé na Terra Santa, promovendo a participação não apenas dos Católicos espalhados pelo mundo, unidos na caridade pelo símbolo da Ordem, mas também de todos os outros Cristãos;

- Defender os direitos da Igreja Católica na Terra Santa.

Estrutura da Ordem

A Ordem é regida pela Constituição outorgada pelo Papa Paulo VI, em Audiência de 8 de julho de 1977, divulgada por meio da Secretaria de Estado do Vaticano. Atualmente a Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém tem como características o engajamento apostólico e caritativo, vinculação e sujeição à Santa Sé. Conforme sua constituição, tem sede legal no Estado da Cidade do Vaticano, onde está seu Governo Central. O Cardeal Grão-Mestre é a maior autoridade desse Governo, com poderes de direção e representação, e o Patriarca Latino de Jerusalém, após o Cardeal Grão Mestre, é o mais alto dignitário da Instituição. A Ordem existe em cerca de 30 países, nos quais se encontram seus Governos Periféricos, denominados Lugar -Tenências, sob a responsabilidade e direção do Lugar-Tenente. Aos Grãos Priores das Lugar -Tenências compete, dentre outras funções, sua direção religiosa e a assistência espiritual aos Cavaleiros e Damas. A Ordem sustenta financeiramente a Diocese Latina de Jerusalém, onde existem cerca de 52 Paróquias com mais de 80 Párocos e mais de 200 estabelecimentos de ensino, creches e dispensários.

No Brasil, promove seminários, palestras e cerimônias religiosas e nas suas atividades caritativas, apoia a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Para ajudar o financiamento dessas atividades, a Lugar- Tenência do Brasil – Rio de Janeiro, costuma fazer um apelo à generosidade dos Cavaleiros e Damas, sugerindo uma contribuição financeira anual. Essa ajuda material deve ser acompanhada por preces à Nossa Senhora da Palestina, Padroeira da Ordem, preces comunitárias e preces nas Igrejas, em comunhão com os católicos. Com a Investidura, os Cavaleiros e Damas devem comprometer-se com os objetivos da Ordem e participar de suas atividades. Soldados de Cristo, "com ação coerente, generosa e desinteressada a serviço da Igreja", renovando os ideais dos antigos Cavaleiros, devem dedicação e obediência ao Papa, aos Bispos e aos ensinamentos da Santa Igreja Católica, com a dignidade e a responsabilidade de cristãos, testemunhos que são, na sociedade contemporânea, de uma fé luminosa e exemplar.

Símbolos da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém

A Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, com a aprovação da Igreja, tem seus próprios ritos e cerimônias que expressam suas características distintivas e missão dentro do Corpo místico de Cristo, adequadas à Igreja. O Sepulcro de Cristo é o grande símbolo desta associação especial dos fiéis cristãos dedicados a cumprir a missão e os propósitos que lhes foram confiados pela Igreja.

INSÍGNIA DA ORDEM - A insígnia da Ordem é a CRUZ DE JERUSALÉM ou Pentacruz. A Cruz da Ordem do Santo Sepulcro é o testemunho da submissão à Cruz de Cristo. A sua forma recorda-nos as cinco Chagas de Nosso Senhor e a sua cor vermelha, o Seu sofrimento na Paixão, com o derramamento do Seu sangue na Terra Santa, justamente onde, hoje, vivem as comunidades cristãs herdeiras dos primeiros Apóstolos, que tanto precisam do nosso apoio. É uma cruz grega cercada por outras quatro (a Cristandade parte de Jerusalém para os quatro cantos do mundo) utilizada por Godofredo de Bulhões, defensor, na Idade Média, do Santo Sepulcro.

Na cerimônia de Investidura, os membros recebem a Capa (veste branca para os Cavaleiros e preta para as Damas) e as insígnias: a medalha e um pin da Ordem, que traz a CRUZ DE JERUSALÉM.

A Cruz da Ordem do Santo Sepulcro é o testemunho da submissão à Cruz de Cristo. Cavaleiros usam também um barrete (tocco) e luvas brancas; as Damas usam, além das luvas brancas, um véu preto.