ORDEM EQUESTRE DO SANTO
SEPULCRO DE JERUSALÉM

LUGAR-TENÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - BRASIL


A serviço das pedras vivas da Terra Santa

QUEM SOMOS

Grão-Mestre

CARDEAL EDWIN O’BRIEN

Cardeal Edwin O'Brien

Edwin O'Brien nasceu em Nova York em 8 de abril de 1939. Depois de estudar filosofia e teologia no seminário maior, foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Nova York em 29 de maio de 1965.

Seus deveres pastorais eram variados, primeiro em sua diocese, e, mais tarde, como um capelão militar, chegando até a saltar de paraquedas durante a Guerra do Vietnã para atender às necessidades espirituais dos soldados.

Mais tarde, em Roma, obteve doutorado em teologia moral na Universidade de São Tomás de Aquino, antes de retornar à Arquidiocese de Nova York, onde ocupou vários cargos importantes: vice-chanceler, diretor de comunicação e secretário particular do Arcebispo.

Em seguida, dedicou-se à formação de futuros sacerdotes, primeiro como reitor do Seminário São José em Yonkers, depois, de 1990 a 1994, como reitor do Pontifício Colégio Norte-Americano em Roma.

Em 6 de fevereiro de 1996, São João Paulo II o nomeou Bispo Auxiliar de Nova York. O cardeal John Joseph O'Connor, então arcebispo de Nova York, conferiu-lhe a plenitude do Sacramento dos Mandamentos, inserindo-o no Colégio Episcopal, no dia 25 de março, durante a festa da Anunciação. Um ano depois, ele foi nomeado Arcebispo Ordinário Militar para os Estados Unidos da América, cargo que ocupou por dez anos antes de ser nomeado, em 12 de julho de 2007, Arcebispo de Baltimore, a primeira diocese fundada nos Estados Unidos da América.

Seu lema episcopal - Pastores Dabo Vobis - ilustra tanto o seu empenho em favor das vocações sacerdotais, quanto a intenção de exercitar seu ministério em campo, em contato com o povo de Deus, como o Bom Pastor.

Em 29 de agosto de 2011, Bento XVI chamou-o a Roma como Pro-Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, nomeando-o Cardeal em 18 de fevereiro de 2012, com o título de Cardeal Diácono de San Sebastián al Palatino. Em 15 de março de 2012, algumas semanas depois de sua nomeação como cardeal, o Papa conferiu oficialmente a ele o cargo do Grão-Mestre da Ordem.

Cardeal O'Brien é também membro das Congregações para as Igrejas Orientais, para a Educação Católica e para a Causa dos Santos, bem como os Conselhos Pontifícios para a Justiça e a Paz, e Cor Unum.

 
>