ORDEM EQUESTRE DO SANTO
SEPULCRO DE JERUSALÉM

LUGAR-TENÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - BRASIL


A serviço das pedras vivas da Terra Santa

NOTÍCIAS
uploads/noticias/1539979962_346q0163.jpg

Reflexão: O amor e a fé nos guiarão. Monsenhor André Sampaio, Prior da Ordem Rio Brasil

19 de outubro de 2018

É relevante, especialmente para este momento da história brasileira, refletir sobre nossas razões e emoções. E o distanciamento que há entre elas. Jesus, em sua imensa compaixão, acolhe a todos e acredita na boa fé das pessoas, sem distinção.

A Igreja, presente em cada um de nós, é um espaço sagrado de acolhimento e respeito. Nela, há sempre um lugar para todos, porque ela prove o alívio da alma e a união entre as pessoas. Ao acolher com amor, ensinamos o que é o amor. Não pode haver amor em ataques movidos por paixões cegas e baseadas em mentira e difamação. Faltar com a verdade, manipular fatos ou imagens nos distancia de Cristo e dos valores cristãos.
Fui Chefe de Gabinete do Saudoso Cardeal Eugenio de Araújo Sales, e em sua gestão todos sempre foram atendidos sem distinção, inclusive à aqueles que seriam hostis a fé católica. Assim o foi nas demais gestões posteriores. Como dizia Dom Helder Câmara, grande amigo pessoal do Cardeal Sales: “Não te irrites se quem te procura, se quem te vem falar, não consegue traduzir o tumulto que traz consigo. Mais importante que escutar as palavras é adivinhar as angústias, sondar o mistério, escutar o silêncio.”.
Em um ambiente democrático, ao tratar de assuntos relevantes, reforçamos o gesto de participação e de defesa dos valores da vida. Um País que almeja o mais elevado nível de civilidade precisa oferecer exemplos de respeito e equidade.
Não devemos, em hipótese alguma, fechar os olhos para a crença na boa fé. Ainda que estejamos vivendo em um ambiente de conflito e emoções fervorosas. Pois só com atitudes republicanas é que vencemos o desafio de construir uma nação mais justa e um mundo melhor.
Em sua História, o Brasil e os brasileiros protagonizaram imensas conquistas, sempre tendo coragem e confiança em vencer seus desafios. Não podemos perder de vista a nossa ligação com as mais sagradas virtudes evangélicas. Ao se referir ao Evangelho desta semana, o Papa Francisco comentou que o Senhor envia os discípulos “como cordeiros para o meio dos lobos” e que ainda hoje existem muitos cristãos perseguidos e caluniados por causa da Palavra de Deus.
“O diálogo permite conhecer e entender as recíprocas necessidades. Primeiro, demostra um grande respeito, porque coloca as pessoas em um comportamento de abertura recíproca, para receber os aspectos melhores do interlocutor. Além disso, o diálogo é expressão de caridade, porque, mesmo não ignorando as diferenças, pode ajudar a buscar e compartilhar caminhos em busca do bem comum”. “https://noticias.cancaonova.com/…/ouvir-o-outro-requer-pac…/, último acesso em 18 de outubro de 2018).
Nosso Cardeal Orani João Tempesta não se cansa de acolher as pessoas, de ouvi-las, de recebe-las, de enxugar as suas lágrimas. Ele sempre diz, em qualquer dificuldade: fé, força e coragem. Avante vamos em frente, buscando sempre a unidade, para que todos sejamos um em Cristo. “Ut Omnes unum sint”.
Que o exemplo de nosso Grão Prior, Cardeal Dom Orani Tempesta, inspire nossos irmãos e irmãs a seguir confiantes na construção de um ambiente de paz, benevolência e amor. Seus passos nos remetem a uma caminhada de proclamação da justiça e retidão. Que sejamos sementes destes ensinamentos.
Monsenhor André Sampaio de Oliveira.
Prior da Ordem do Santo Sepulcro.

Galeria de imagens

 
 
>