ORDEM EQUESTRE DO SANTO
SEPULCRO DE JERUSALÉM

LUGAR-TENÊNCIA DO RIO DE JANEIRO - BRASIL


A serviço das pedras vivas da Terra Santa

NOTÍCIAS
uploads/noticias/1532309575_foto_3.jpg

A LUGAR TENENTE DA ORDEM EQUESTRE DO SANTO SEPULCRO DE JERUSALÉM CONCEDE ENTREVISTA

23 de julho de 2018

A Dama Comendadora Isis Penido, Lugar Tenente da OESSJ Brasil Rio de Janeiro, Dama Comendadora, Isis Penido, concedeu entrevista prestando esclarecimento sobre nossa amada Ordem. A entrevista é bastante esclarecedora para tantos que desejam conhecer melhor o trabalho da Ordem. QUANDO A ORDEM COMEÇOU NO BRASIL E NO RIO DE JANEIRO? QUANTOS MEMBROS EXISTEM NO BRASIL E ESPECIFICAMENTE NO RIO DE JANEIRO?
A Ordem começou no Brasil no ano de 1959 em São Paulo. No Rio de Janeiro, a Lugar-tenência do Rio de Janeiro foi instituída em 1988. Por "Lugar-tenência" entende-se uma divisão administrativa local da Ordem. A Ordem tem caráter mundial, estando presente em cerca de 40 nações e contando com cerca de 30.000 cavaleiros e damas espalhados pelo mundo. Localmente, a presença da Ordem se organiza por meio dessa estrutura chamada de Lugar-tenência, sob a direção de um Lugar-tenente nomeado pelo cardeal Grão Mestre, o qual dirige, em nome do Papa, a Ordem, contando para isso com o auxílio de um Conselho denominado Grão Magistério e de um colégio de consultores chamado "Consulta". A palavra "lugar-tenente" provém do latim "locum tenens", ou seja, "aquele que tem ou ocupa o lugar de outra pessoa", ou seja, o Lugar-tenente ocupa o lugar do Grão Mestre no governo local da Ordem (aquilo que o Grão Mestre realiza em nível mundial, o Lugar-tenente realiza em nível local por delegação do Grão Mestre). No Brasil, existem hoje duas Lugar-tenências, a do Rio de Janeiro e a de São Paulo, além de uma Delegação Magistral (estrutura menor que de uma Lugar-tenência, para locais em que ainda se está consolidando a Ordem). No Brasil, existem cerca de 200 membros (não sabemos dar o número exato pois precisaríamos saber quantos membros ativos existem hoje em São Paulo e na Bahia). Na Lugar-tenência do Rio de Janeiro, somos atualmente 103 membros (68 cavaleiros, 31 damas e 4 membros do clero), sendo a maioria residente na cidade do Rio de Janeiro. Porém, como a área territorial da Lugar-tenência do Rio de Janeiro abrange quase todo o Brasil (com exceção do Estado de São Paulo e do Estado da Bahia), alguns dos membros da Lugar-tenência do Rio de Janeiro são residentes no interior do Estado do Rio de Janeiro ou em outros Estados, como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Ceará. QUANTOS MEMBROS NO RIO DE JANEIRO SÃO CLÉRIGOS E QUANTOS SÃO LEIGOS?
Os membros do clero são minoria, pois a Ordem é principalmente uma instituição para católicos leigos, isto é, católicos que não são membros do clero. Atualmente, na Lugar-tenência do Rio de Janeiro, contamos com 4 membros do clero, sendo 1 cardeal arcebispo (o cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta) e 3 padres (todos os 3 padres são monsenhores). Em maio deste ano de 2018, serão investidos como cavaleiros mais dois padres. QUAIS SÃO OS PAÍSES QUE COMPÕEM A TERRA SANTA?
A área da chamada Terra Santa (para efeitos das ações religiosas, sociais e caritativas custeadas pela Ordem do mundo todo) abrange os seguintes países: 1. Israel; 2. Palestina; 3. Jordânia; 4. Chipre. Como se pode ver, nossa atuação abrange também o Chipre, que tradicionalmente não estaria inserido naquilo que se chama "Terra Santa", isto é, Israel, Palestina e Jordânia. Corresponde à área atendida pelo Patriarcado Latino de Jerusalém, a diocese católica para os fiéis de rito latino da Terra Santa. PODE ESPECIFICAR A PRESENÇA E REDUÇÃO DOS CATÓLICOS NA TERRA SANTA EM NÚMEROS?
Na verdade, a redução é do número de cristãos em geral, especialmente em virtude de emigação, católicos aí incluídos. Atualmente, os cristãos na Terra Santa correspondem apenas a 2 a 3% da população local, aí incluídos cristãos católicos, ortodoxos e protestantes. QUAIS SÃO AS PALAVRAS DITAS NA INVESTIDURA?
O celebrante, no momento da investidura, diz à pessoa que será investida: "Em virtude do mandato que recebi, faço-te e proclamo-te Cavaleiro (ou Dama) do Santo Sepulcro de Nosso Senhor Jesus Cristo". Se for um Cavaleiro sendo investido, o celebrante toca nos ombros do Cavaleiro com a espada e completa a fórmula dizendo: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Se for uma Dama sendo investida, a espada é trocada pelo livro do Evangelho, apoiado sobre a cabeça da Dama. Recorde-se que o título de Cavaleiro ou Dama do Santo Sepulcro de Jerusalém, por ser concedido pela Santa Sé (e recordando que o Papa é um monarca), assemelha-se, por exemplo, ao título de Sir ou Lady conferido pela Rainha da Inglaterra enquanto monarca do Reino Unido. QUAIS SÃO OS DEVERES E ATRIBUIÇÕES DOS MEMBROS?
Em sua vida pessoal, os membros devem buscar a prática da vida cristã, em fidelidade ao Supremo Pontífice e aos ensinamentos da Igreja Católica; viver e estimular a prática da caridade; sustentar e ajudar as obras e as instituições culturais, caritativas e sociais da Igreja Católica na Terra Santa, particularmente as do Patriarcado Latino de Jerusalém, com o qual a Ordem mantém laços tradicionais; zelar pela conservação e propagação da fé católica, especialmente na Terra Santa, com o envolvimento dos católicos do mundo inteiro, unidos na caridade e no símbolo da Ordem; sustentar os direitos da Igreja Católica na Terra Santa. Ademais, os membros da Ordem não podem tomar parte em organizações, entidades e associações cuja características ou programas estejam em contradição com a doutrina e o ensinamento da Igreja Católica. Não podem, igualmente, participar de pretensas ordens ou instituições que não sejam reconhecidas pela Santa Sé ou concedidas por Estados Soberanos. QUAIS SÃO OS GRAUS NA ORDEM?
A Ordem é constituída por Cavaleiros e Damas, que se dividem nas seguintes classes e graus, na seguinte ordem hierárquica decrescente: 
A - Classe de Cavaleiros de Colar e Damas de Colar 
B - Classe de Cavaleiros e Damas, com os seguintes graus: 
- Cavaleiro de Grande Cruz / Dama de Grande Cruz 
- Comendador com Placa (Grande Oficial) / Dama de Comenda com Placa
- Comendador / Dama de Comenda
- Cavaleiro / Dama QUAL A DIFERENÇA, DE FORMA SIMPLES, DE UMA IRMANDADE PARA A ORDEM?
Tanto as Irmandades como a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém podem ser classificadas, pelo sistema jurídico da Igreja Católica (direito canônico), como associações públicas de fiéis católicos. Nisso está o ponto de contato entre elas. A diferença está em que as Irmandades constituem associações públicas locais de fiéis católicos, em geral criadas por ato do bispo local. Já a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém é uma associação pública internacional de fiéis católicos, ou seja, extrapola o âmbito meramente local, em razão de sua atuação internacional, sendo criada pela própria Santa Sé e não meramente pelo bispo local. QUAL A DIFERENÇA ENTRE A ORDEM DE MALTA E A ORDEM DO SANTO SEPULCRO?
A Ordem Soberana Militar e Hospitalária de São João de Jerusalém de Rodes e de Malta (abreviadamente, Ordem de Malta) é uma Ordem surgida também na Idade Média, no século XI (como a nossa), que estabeleceu um hospital em Jerusalém (misto de hospedaria e lugar de cuidado com os enfermos) para cuidar dos peregrinos que se destinavam à Terra Santa, sendo reconhecida no ano de 1113 pelo Papa Pascal II como uma Ordem religiosa leiga. Posteriormente, a Ordem de Malta também assumiu funções militares de proteção aos peregrinos da Terra Santa, tal como a Ordem dos Cavaleiros do Santo Sepulcro de Jerusalém. Entre os anos de 1310-1522 na Ilha de Rodes, e 1530-1798 na Ilha de Malta, a Ordem de Malta também governou civilmente tais territórios insulares. Hoje, a Ordem de Malta, assim como a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, dedica-se somente a atividades religiosas, sociais e caritativas. Somente essas duas ordens de cavalaria (a Ordem de Malta e a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém) são reconhecidas pela Santa Sé. A Ordem de Malta está presente em mais países que a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém: enquanto a Ordem de Malta está presente em cerca de 120 países, a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém está presente em cerca de 40 países. A Ordem de Malta possui cerca de 13.500 membros, enquanto a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém possui cerca de 30.000 membros. A Ordem de Malta, como o nome indica, é soberana, não sendo dependente da Santa Sé, enquanto a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém é diretamente dependente da Santa Sé. A Ordem de Malta possui personalidade jurídica de direito internacional público, como se fosse um país, inclusive com assento permanente na ONU como observadora; a Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém possui personalidade jurídica vaticana, ou seja, como um órgão do Vaticano, mas não como um país, não possuindo assento na ONU. Na Ordem de Malta, existem alguns poucos membros que são irmãos religiosos professos da própria Ordem (isto é, como se fossem "freis" ou "freiras" da Ordem de Malta), ou seja, fazem os votos de pobreza, obediência e castidade. Na Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém, esta categoria não existe. Penso que essas são as principais diferenças, explicadas de uma forma rápida e de compreensão simples.

Galeria de imagens

 
 
>